A Empresa

 

 

A Missão da DID consubstancia-se na criação de competências científicas e tecnológicas, aplicadas a projectos de grande inovação para modernização das infra-estruturas informáticas de Bibliotecas, Museus, Arquivos Históricos e Fotográficos, Arquivos Empresariais e de Família, Gabinetes Jurídicos e Gabinetes de Projectos de Empresas, na perspectiva de dotar o país com um Sistema de Informação e Conhecimento, extensível a mercados internacionais.

O Sistema de Informação DocBASE®3W e Sistema de Pesquisa DocBWEB®3W tem aplicação em  instituições de carácter científico, técnico e cultural, interessando igualmente a profissões liberais, cientistas e investigadores, docentes, estudantes, jornalistas e outros especialistas da informação.

 

MARCA

A Marca DocBASE®3W e DocBWEB®3W, distingue-se no mercado das tecnologias da informação  pela modernidade conceptual de arquitecturas WEB, criação e gestão de redes locais nacionais e internacionais, em ambiente Internet (TCP/IP), gestão integrada de bases de dados, acesso e pesquisa, acessibilidade e privacidade da informação em bases de dados, registos e multimédia,  flexibilidade,  ergonomia e amigabilidade de interfaces com o utilizador, assessorando-o, em linha, com “ajudas” e exemplos de catalogação, integração automática de informação em cada campo de dados, por recurso a tabelas para campos de informação específica.

A DocBASE®3W  caracteriza-se, também, pelo relacionamento personalizado com os Utilizadores, disponibilizando-lhes soluções “chave na mão” para utilização imediata da DocBase,

Realiza cursos e acções de formação, consultoria, acompanhamento personalizado na implementação de projectos, prestação de serviços técnicos de catalogação e indexação de documentos de bibliotecas materiais e virtuais, inventariação de fundos de arquivo e museus, diplomas legislativos e jurisprudência, vida e obra de artistas, posturas municipais e outros documentos de interesse para os munícipes, em autarquias, digitalização e associação de imagens  e criação de plataformas para exposições virtuais e documentais em WEB.

 

PARCERIAS E MECENATO

A DID foi a primeira empresa do País a implementar  uma política de humanização do mercado das tecnologias da informação, criando soluções de “baixo custo” como estímulo  do processo de informatização de bibliotecas escolares,  instituições de apoio a crianças e jovens em risco, instituições religiosas e ONG´s.

A DID estabelece parcerias com universidades, organismos públicos, empresas igregas e dioceses, para desenvolvimento de projectos científicos, gestão de colecções de arte sacra, inventariação de arquivos paroquiais,  produção de catálogos de exposições de arte, arquivos pessoais e de família, projectos multimédia, digitalização e bases de dados direccionadas para a investigação.

Relativamente a Países Africanos a DID colaborou na concretização do Projecto Memória de África,  visando criar uma base de dados transnacional, com toda a bibliografia produzida em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné, São Tomé e Principe, Cabo Verde, Índia e Timor, relacionada com a presença portuguesa em África. Esta base de dados é administrada pela Universidade de Aveiro.

Sobre Timor, criámos criou uma base uma base de dados de importância histórica, sobre a revolução do povo timorense, abarcando toda a informação periódica publicada na Imprensa Portuguesa durante a  guerra com a Indonésia e pós-independência.

Plataforma

Utilizando o conhecimento desenvolvido ao longo de 26 anos de desenvolvimento de três sistemas DocBASE, desde a versão  MS-DOS até a DocBASE®2, aplicação ainda instalada em centenas de clientes, cobrindo áreas de gestão de bibliotecas, arquivos, museus, legislação, fotografia, projectos, processos, actas, etc. a DID concebeu e desenvolveu a terceiro sistema de informação DocBASE® 3W.

O sistema DocBASE® 3W baseia-se num novo conceito  de gestão integrada da informação. Os componentes/módulos de gestão, estão agora interligados numa única interface, deixando de existir módulos para catalogar, para criar e gerir exemplares, módulos Kardex, etc.

Esta nova aplicação vem alterar definitivamente o paradigma da catalogação/Gestão da informação. O utilizador seguirá uma nova linha de gestão de informação onde, na mesma interface, irá fazer a catalogação/descrição do “documento”, série/revista, peça de museu, criar ou gerir um fundo, de arquivo, diploma legislativo ou qualquer outro documento de natureza diferente. Irá também, de imediato, criar uma eventual assinatura, criar e gerir os exemplares e gerir a aquisição de exemplares.

Ainda nesta interface será efectuada toda a componente de gestão da multimédia, onde poderá adicionar-se imagem, vídeo, áudio, link’s para sites, ao registo, campos do registo ou a um exemplar específico. Será ainda aqui, na catalogação do documento, que serão definidos os níveis de confidencialidade do registo ou de grupos de campos, ligação entre registos, etc.

Arquitectura

Total arquitectura cliente/servidor assente nos sistemas operativos Microsoft e suportado no SGBD MS-SQL da Microsoft.

A DocBASE3W é constituída simplesmente por 3 componentes e a base de dados do cliente.

O servidor DocBASE que incorpora também, o servidor de multimédia, o serviço WEB/OPAC e o cliente de BackOffice DocBASE.

O servidor DocBASE® 3W é o cérebro de toda a nova aplicação. É aqui que toda a informação é processada e trabalhada, de modo a alimentar não só o cliente de gestão, como a alimentar o sistema de pesquisa.

É no servidor DocBASE® 3W que correm diversos serviços de modo a criar toda a infra-estrutura da aplicação. Desde o serviço de gestão e criação de índices, e os servidores Z39.50 Server, OAI Server, Media Server, SIP Server, etc..

O servidor DocBASE® 3W gere todos os pedidos vindos do cliente DocBASE® 3W, do portal WEB/OPAC, das máquinas de auto-empréstimo, do serviço Z39.50, e OAI Server para arquivos, etc.

O servidor da base de dados utiliza versões MS SQL, desde a versão 2008 Express ou superior.

O serviço WEB/OPAC permite disponibilizar os diversos tipos de pesquisa via internet.

O cliente DocBASE é o editor de gestão centralizado, onde o utilizador efectuará toda a gestão de dados. Ao contrário da versão anterior e, obedecendo a uma nova lógica de dados, o utilizador poderá gerir na mesma interface toda a cadeia de dados dados, desde o processo de aquisição, controlo de recepção, edição e indexação bibliográfica, gestão de assinaturas, gestão multimédia, segurança e controlo de dados, empréstimos, impressão de relatórios, etc.

Esta nova versão disponível por enquanto, apenas para ambiente Windows, é extremamente leve e simplificada.

O cliente é disponibilizado através de um único e simples executável que comunicará com o servidor DocBASE através de uma ligação TCP/IP a um porto específico do mesmo, podendo ser utilizado a partir de qualquer lado com uma simples ligação Internet para acesso ao servidor.

A aplicação poderá ser transportada numa PEN USB e ser executada a partir da mesma, pois o controlo de licença de utilizador está do lado do servidor, libertando o cliente desse ónus. O cliente DocBASE está preparado para poder ser disponibilizado em diversas línguas.

Inovação Tecnológica

Motor de dados MS SQL

  • A componente de gestão do sistema permite grande flexibilidade

Aplicação cliente servidor

  •  A DocBASE®3W constitui-se como uma verdadeira aplicação cliente/servidor, ao contrário do que acontecia na versão DocBASE2:
    •  Comunicação simplificada, sendo apenas necessário abrir um porto  no servidor
    • Comunicação entre clientes e o servidor através de um inovador protocolo proprietário.

Portabilidade

  • O novo cliente DocBASE®3W pode ser utilizado a partir de qualquer lugar (mesmo transportado numa PEN USB), sendo apenas necessária uma ligação à Internet para aceder ao servidor.

Versatilidade

  • O sistema DocBASE®3W passa a ser multilingue sendo apenas necessário traduzir os elementos do interface.

Integração

  • O sistema DocBASE®3W baseia-se num novo conceito de gestão integrada
  • Os componentes/módulos de gestão ficam inseridos numa só aplicação – o cliente DocBASE3
  • A partir de um único interface é possível catalogar, gerir linguagens documentais, gerir publicações em série, gerir empréstimos, arquivos, museus ou outra aplicação.

Segurança

  • O servidor implementa sistemas seguros de autenticação e gestão de licenças
  • O cliente DocBASE3 pode ser distribuído indiscriminadamente sendo o servidor que:
    • Verifica se o utilizador é autorizado
    • Verifica se há licenças DocBASE disponíveis para o utilizador

Multimédia

  • Repositório de multimédia no servidor DocBASE
  • Repositório multimédia escalável
  • Criação automática das miniaturas no momento da associação/upload do ficheiro
  • O servidor gere os pedidos relativos à multimédia feitos pelo cliente DocBASE3

Relatórios – Estatísticas – Histórico

  • Impressão de todos os documentos (podendo ser impressos, arquivados ou enviados por e-mail)
  • O servidor DocBASE guarda um histórico de todas as operações realizadas desde a criação de um registo numa tabela, passando pelas operações diárias sobre o mesmo, como a sua alteração, empréstimo, impressão, etc.

Armazenamento de dados

  • A implementação de UNICODE, UTF8 permite a utilização de caracteres não latinos